Lavando meus pincéis


Oi minhas lindonas! Tudo bom com vocês?

O assunto de hoje é bem popular até porque acredito que todas têm um pincel de maquiagem em casa (nem que seja um pincelzinho só), e uma hora temos que fazer a limpeza deles. Precisamos limpar nossos pincéis com frequência por muitos motivos. O principal que todo mundo sabe é o fato de eles ficarem cheios de produtos até chegar num ponto em que começa a atrapalhar sua make. A mistura de cores, quando não desejada, atrapalha. Mas isso ainda é o de menos. A maquiagem nos seus pincéis com o decorrer do tempo vai ficando velha... Seus pincéis também pegam poeira, e dependendo do lugar em que você os deixa, ele vai pegar mais poeira ou menos poeira, e por menor quantidade que esteja pegando em seus pincéis, temos que ter muito cuidado! Na verdade, todo cuidado é pouco, pois eles vão direto no nosso rosto passando pros nossos poros toda sujeira podendo dar acne, inflamações e outros probleminhas no nosso rosto, e não queremos isso, né meninas?


Então, hoje vim mostrar como faço a higiene dos meus pincéis.
Apesar de muuuuuitas blogueiras já terem feito um post ensinando a limpar, tem meninas que ainda têm medo... Medo de estragar as cerdas, de enferrujar as partes metalizadas, de estragar a madeirinha do pincel, de deixar as cerdas ressecadas. Se você tem esse medo, ou qualquer outro medo de lavar seu pincel, hoje esse medo acaba! Hahahaha. 

Como vocês podem ver na foto, pra lavar meus pincéis eu uso:

♥ Sabonete líquido
♥ Azeite
♥ Toalha

Só isso! Viu que moleza? Agora com algumas fotos vou ensinar como é o meu processo, vamos lá!


Em um recipiente, coloque um pouco de sabonete líquido.


Junto com o sabonete líquido, pingue um pouco de azeite. Deve ser mais sabão e menos azeite.
O azeite é só pra ajudar na limpeza e evitar que as cerdas fiquem ressecadas.


Molhe o pincel em abundância no recipiente misturando o azeite e o sabonete.
 (Molhe e misture com cuidado pra não deixar de primeira a mistura suja com a sujeira do pincel). 



Você vai limpá-los com o auxílio da sua mão. Escolha uma das mãos pra ser a base (eu escolhi a esquerda pra poder fazer todo o trabalho com a direita, já que sou destra).
Faça movimentos de "ida e vinda"/"pra um lado e pro outro" como se estivesse "varrendo" sua mão com leveza, assim como na primeira foto. Faça também movimentos circulares como na segunda foto.


O importante é fazer bastante espuma! 


Quando a espuma já estiver bem branquinha, é porque o pincel já está limpo. Enxague em água corrente.
(Se a água estiver correndo com muita força, isso pode danificar seu pincel, abra a bica num ponto em que a água esteja correndo normalmente).



Pra tirar o excesso de água das cerdas, vá apertando/pressionando levemente. O movimento é muito parecido com o que a gente faz pra tirar o excesso do cabelo quando lavamos. Só que com o pincel, é bem cuidadosamente e o movimento é em pausas.



Quando chegar a vez dos pincéis pequenos (com poucas cerdas) não precisa lavar um de cada vez. Você pode lavar uns quatro juntos. Digo quatro, porque mais do que isso pode acabar te enrolando e você acabar não fazendo a limpeza direito. Mas se você conseguir e preferir, também é válido!


Pincéis de boca: a limpeza desses é primordial! A limpeza de todos é muito importante, mas pra mim, o de boca é o principal. Afinal, você passa na boca, né? E fora isso, batom é cremoso e pincel sujo é o que mais atrapalha quando você quer aplicar outro batom, as cores se misturam e se não for proposital, você vai perder a cor original que quer na sua make.




Depois de lavar todos os pincéis, deixe-os 'deitados' sobre uma toalha (seca, é claro).
Você pode, como eu fiz, já deixar a toalha estendida num lugar próximo a você (eu deixei na pia mesmo) e ir deixando os pincéis um a um sobre a toalha. 

É importante que: 
Você não deixe seus pincéis pegando um solzinho. Já vi muita gente que faz isso pra "secar mais rápido", mas isso pode danificar não só as cerdas mas como seu pincel inteiro! E não use secador de cabelo, também pode danificar. Deixe-os simplesmente em cima de uma toalha num lugar arejado sem luz solar. Eles vão secar naturalmente e disciplinados (com as cerdas penteadinhas), olha que maravilha! É só ter um pouco de paciência e logo logo estarão novinhos em folha!

E aí meninas, gostaram dessa dica?
Fiz nesse final de semana porque meus pincéis já estavam horrorosos de sujos e atrapalhando minhas maquiagens. E como eu deixo eles num baldinho na minha mesinha, eles ficam cheios de poeira muito rápido então preciso estar sempre higienizando. 

Vocês já conheciam a técnica do azeite pra deixar as cerdas macias? Eu aprendi com a Camila Coelho!

Espero que tenham curtido o post de hoje. Comentem se já fizeram, se vão fazer, se gostaram, enfim... Deixem suas opiniões e blogs pra eu visitar. Um suuuuuuuuper beijão em todas e até o próximo post!!!



4 comentários:

  1. Adorei, lavar os pincéis é muito importante.
    Bjus

    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importantíssimo, Gerri.
      Obrigada pela visita, beijos flor!!!

      Excluir
  2. Eu Também Lavo assim os Meus Pinceis Beijinhos http://katsouza.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, adorando conhecer o seu blog, dar uma passaidinha no meu linda http://www.bonekinha-loira.blogspot.com.br/ bjokas.

    ResponderExcluir

♥ Críticas CONSTRUTIVAS são sempre bem-vindas.
♥ Não esqueça de deixar o link do seu blog para eu conhecer!
♥ Obrigada pelo comentário, responderei assim que puder.

www.facebook.com/blogdameninamake